Como se tornar uma Doula? – US Doula

Como se tornar uma Doula?

Published by admin on

Como se tornar uma Doula?

A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”. Mesmo sendo uma das ocupações mais antigas, ainda é desconhecida e confundida por muitos. É comum confundir a Doula com a parteira, funções as quais são completamente diferentes, uma vez que o foco do atendimento da doula é prestar apoio físico, emocional e informativo à gestante.

Como faço para me tornar uma Doula?

Ao contrário do que muitos pensam, para se tornar doula não é necessário ter nenhum tipo de formação na área da saúde. Para ingressar na ocupação, as únicas exigências são: ter mais de 18 anos, saber ler, escrever e realizar com êxito o Curso de Formação de Doulas. Para aprimorar sua formação, busque cursos que ofereçam o mínimo 180 horas de aulas, matéria didático, estágios e grupos de Rede de Apoio.

A instituição Doula Brasil tem como um de seus principais serviços o Cursos de Doula, o qual forma excelentes profissionais capazes de auxiliar e prestar todo o atendimento necessário à gestante durante a gestação, parto e puerpério. 

Quanto recebe uma Doula?

A média do atendimento da doula varia de R$1.000 à R$3.000, dependo da localidade e dos serviços que estão incluídos no pacote. Normalmente, as doulas conseguem atender por mês até 3 gestantes, pois trata-se de um serviço que precisa de muita dedicação e amor; afinal, as gestantes precisam de apoio e a Doula precisa estar disponível para acolhê-la e prestar todo o apoio emocional e informativo.

Qual a importância da Doula?

Uma das principais funções da doula é passar para gestante todas as informações necessárias para ter um parto tranquilo e saudável, livre de qualquer intervenção médica e violência obstétrica.

De acordo a Organização Mundial da Saúde, o índice recomendado de parto via cesárea no Brasil é 15%, porém, a realidade foge bastante dessa estimativa, visto que a porcentagem atual de cesáreas no país é quase 56%. Portanto, a Doula auxilia à mulher durante toda a gestação, ensinando práticas que irão mostrar a gestante que ela pode ser protagonista do seu próprio parto e trazer seu filho ao mundo da maneira mais natural e saudável possível.

Se interessou pelo assunto?

Se profissionalize e/ou tenha o acompanhamento de uma doula

Translate »